- Quando começou o eTwinning?
- Quem pode participar?
- Que língua se deve usar no eTwinning?
- Como professor, o que posso fazer para preparar um projeto em parceria eTwinning?
- Onde e como posso encontrar escolas parceiras?
- Como registo o meu projeto?
- O que é o TwinSpace?
- O que posso fazer numa geminação eTwinning?
- O que são o NSS e o CSS?
- Como me vai ajudar o portal de geminação eletrónica?
- Como professor, por que me deveria envolver e inscrever a minha escola?
- Necessito de ser um perito em tecnologias de informação e comunicação (TIC)?
- Como posso motivar a minha escola?
- Que países participam na ação eTwinning?
- Não pretendo continuar no projeto eTwinning. Como me elimino do Portal?
- Mudei de escola e gostaria de transferir o meu perfil para a minha nova escola.
O eTwinning surgiu em 2005 integrado na ação do Programa de eLearning da Comissão Europeia. Em 2007 integrou o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (Life Long Learning) e, desde então, não tem parado de crescer. Por esse motivo, houve necessidade de criar a figura dos Embaixadores nos diversos países, com o objetivo de dar aos professores um acompanhamento mais personalizado e de manter a proximidade com as escolas.
Um projeto pode ser desenvolvido por dois ou mais professores, equipas de professores ou coordenadores de departamento, bibliotecários, membros dos órgãos de gestão e alunos das escolas da Europa. A colaboração pode ser desenvolvida numa área disciplinar ou transversal ao currículo, através da utilização das TIC.
Todas as escolas dos diferentes níveis de ensino – Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.ºciclos e Secundário – podem participar, sendo dos 4 aos 19 anos o nível etário dos alunos, 4-19 anos.
Que língua se deve usar no eTwinning?
Quando se regista no Portal eTwinning, pode usar qualquer língua, pois toda a informação está traduzida nas várias línguas dos países parceiros. Contudo, quando chega à parte relativa à ideia do projeto, não hesite em utilizar uma língua comum (por ex. inglês, francês). Esta informação não é traduzida, por isso depende de si fazer-se entender mais facilmente pelos parceiros.
Como professor, o que posso fazer para preparar um projeto em parceria eTwinning?
A partir do momento em que decide estabelecer uma geminação eTwinning,há dois aspetos básicos a ter em consideração: definir um tema e encontrar um parceiro. O ideal é que o tema seja suficientemente abrangente, de modo a desenvolver toda a sua potencialidade, tornando-se, desta forma, uma experiência pedagógica para toda a escola.
Antes de procurar uma escola parceira é conveniente refletir sobre os critérios de geminação. Por exemplo, se há preferências por uma faixa etária, por uma língua ou um país.
O projeto deve ser preparado cuidadosamente, considerando alguns aspetos de organização, tais como: interrupções letivas, visitas de estudo, horários, disponibilidade da sala de informática, entre outros. Há que motivar o maior número possível de colegas e considerar a multidisciplinaridade. É fundamental não esquecer os alunos, para quem esta ação deve ser uma experiência emocionante e enriquecedora!
Poderá obter resposta para muitas das dúvidas que eventualmente lhe possam surgir continuando a visita a este sítio ou ao portal europeu eTwinning. Se mesmo assim as dúvidas persistirem, a equipa do Serviço Nacional de Apoio, composta por um grupo de professores e outros técnicos, estará sempre disponível para qualquer esclarecimento ou ajuda.
Onde e como posso encontrar escolas parceiras?
Ao aceder ao portal europeu (www.etwinning.net) tem à sua disposição um separador – “ligar-se “– onde poderá pesquisar escolas, pessoas e projetos.
Por outro lado, e a partir do momento em que se inscreve na plataforma, tem acesso ao seu Desktop, no qual tem ao seu dispor uma ferramenta – “Encontrar eTwinners”. Aqui poderá também fazer uma busca com base nos critérios que estabeleceu e encontrar o/s parceiro/s para o seu projeto. A partir daí, pode começar a viagem…
Em “Projetos”, clique no ícone ”Criar novo projeto”. Adicione o professor com quem deseja fazer a parceria na secção “Meus Contactos”. Preencha o formulário (NB: apenas um parceiro pode preencher o formulário). Logo que tenha enviado o formulário, o parceiro receberá uma mensagem a solicitar-lhe que aceite o seu pedido (para aceitar o seu pedido, o parceiro necessita de se ligar ao Desktop e seguir as instruções. Logo que aceite, a informação é enviada aos respetivos Serviços Nacionais de Apoio que devem aprovar ou rejeitar o projeto no espaço de 7 dias. Receberá então uma mensagem de confirmação e poderá começar a trabalhar a partir desse momento.
Para incluir mais parceiros no projeto, adicione-os simplesmente ao seu projeto já existente.
Após aprovação do projeto, os parceiros têm um espaço virtual comum de trabalho, o TwinSpace.
No TwinSpace, os professores podem desenvolver o trabalho e colaborar. Cada projeto tem o seu próprio espaço (TwinSpace) privado, com acesso a partir do Desktop dos parceiros e da primeira página do Portal, para membros convidados.
O TwinSpace disponibiliza várias ferramentas para colaboração e comunicação, incluindo um espaço privado de chat aberto 24 horas (por exemplo, os seus alunos podem utilizar o chat com os seus parceiros, mesmo depois da escola, num ambiente seguro), uma caixa de correio, fóruns e um calendário. O projeto pode também armazenar materiais em pastas e ficheiros e utilizar o TwinSpace para troca de informação entre professores e alunos.
Os professores fundadores do projeto (professores que registaram o projeto) são automaticamente administradores do TwinSpace. Os alunos e outros professores podem ser convidados a serem membros do TwinSpace. Se desejar, pode transformar os membros em administradores (por ex. se quiser que os seus alunos sejam responsáveis pela estrutura e envio de trabalhos).
O que posso fazer numa geminação eTwinning?
Em primeiro lugar, deve lembrar-se de que está a desenvolver um projeto eTwinning para, juntamente com os seus alunos, poder beneficiar do contacto com outras culturas – os outros professores estão a fazer exatamente o mesmo. Deverá fazer todos os possíveis para garantir que o projeto trará benefícios a todos os que nele se encontram envolvidos. No portal europeu encontrará ideias para projetos e/ou kits de projetos que o poderão ajudar.
Ao desenvolver um projeto eTwinning deverá:
a) Enquadrar as atividades no currículo nacional e no dos países dos seus parceiros;
b) Procurar semelhanças culturais. Se nos concentrarmos, logo no início, na partilha de experiências comuns, a vivência pode ser muito mais enriquecedora e agradável;
c) Discutir o projeto com os seus parceiros, colocando todas as questões e dúvidas que lhe surjam, e promover, desta forma, a sintonia entre todos;
d) Aceitar a diversidade. O verdadeiro valor dos projetos eTwinning advém da “fusão das mentes” e das experiências de aprendizagem partilhadas que ocorrem durante os mesmos.
a) O Serviço Nacional de Apoio (National Support Service – NSS) é a estrutura que representa e promove o eTwinning a nível nacional. Cada NSS disponibiliza formação e apoio, organiza eventos e desenvolve campanhas de comunicação a nível regional e nacional. Para obter apoio, pode contactar o NSS PT (Serviço Nacional de Apoio de Portugal) diretamente, através do email. No sítio nacional do eTwinning, ficará a conhecer as atividades promovidas pelo NSS PT.
O Serviço Nacional de Apoio tem uma página de Facebook.
b) O Serviço Central de Apoio (Central Support Service – CSS) é a estrutura europeia que coordena, em conjunto com a Comissão Europeia, a Ação eTwinning. O Serviço Central de Apoio do projeto eTwinning, sob responsabilidade da European Schoolnet, em Bruxelas, é responsável pela coordenação dos Serviços Nacionais de Apoio e das atividades eTwinning. Para pedidos de apoio, contactar o serviço utilizando o correio eletrónico.
Como me vai ajudar o portal de geminação eletrónica?
O portal europeu eTwinning e esta página nacional contêm toda a informação, ferramentas, materiais e documentos para preparar, planificar e desenvolver uma parceria eTwinning. Há também uma equipa nacional e uma europeia de ajuda para apoiar as atividades eTwinning e responder às dúvidas sobre aspetos pedagógicos.
Como professor, por que me deveria envolver e inscrever a minha escola?