Como surge a figura de embaixador?
Os embaixadores surgem na sequência de orientações dadas pelo Serviço Central de Apoio, em Bruxelas, relativamente ao apoio local e regional dos professores eTwinning, com o objetivo de contribuir para o aumento da qualidade dos projetos e disseminação da Ação eTwinning. Atualmente, esta rede de professores embaixadores assume já uma dimensão europeia considerável.
O trabalho de disseminação e de divulgação do eTwinning em Portugal tem vindo a ser realizado a nível central, sendo apoiado pela ação dos embaixadores eTwinning, que a nível Regional (na sua própria escola ou em escolas da sua região) dão a conhecer o eTwinning e o seu próprio projeto, procurando envolver e apoiar outros professores na implementação e desenvolvimento de projetos de parceria eTwinning.
O professor embaixador eTwinning deverá:
a) ter experiência no desenvolvimento de projetos, nomeadamente projetos colaborativos;
b) conhecer o Programa eTwinning no que respeita à sua origem e ao seu desenvolvimento desde o ano em que foi criado, bem como aos seus objetivos, finalidades e funcionamento;
c) ser um utilizador experiente das ferramentas eTwinning (portal, desktop e twinspace), bem como do espaço Moodle da ERTE de apoio ao desenvolvimento deste tipo de projetos;
d) conhecer e dominar a metodologia de trabalho de projeto;
e) conhecer e dominar pelo menos uma língua estrangeira;
f) ser um promotor do espírito de cidadania europeia;
g) ter um espírito inovador e empreendedor e gosto pela promoção de projetos bem como boas competências na área da comunicação;
h) estar familiarizado com a realização de formação informal na escola;
i) ter gosto pelo trabalho em equipa e estar disponível para apoiar professores da sua escola/agrupamento e/ou de outras próximas no desenvolvimento de projectos eTwinning;
j) estar disponível para participar em workshops europeus de desenvolvimento profissional e em reuniões de trabalho com o NSS português em Lisboa.