Início

O que é o eTwinning?

O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus Plus da União Europeia. Tem como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.

[para cima]

O que é a ação eTwinning:

A ação eTwinning foi criada para dar às escolas a oportunidade de aprenderem umas com as outras, de partilhar pontos de vista e de fazer amigos. Pretende-se promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural.
Pode definir-se eTwinning como uma associação a longo prazo de no mínimo duas escolas de dois países europeus, que utiliza as TIC para desenvolver em conjunto uma actividade pedagógica relevante. Pode acontecer a vários níveis: um intercâmbio entre dois professores individualmente, entre duas equipas de professores ou de áreas departamentais, dois bibliotecários ou dois coordenadores. A visão eTwinning prevê associações educativas em que os diferentes atores educativos (professores, órgãos diretivos e alunos) se comprometem numa atividade a múltiplos níveis. O objetivo é que as escolas geminadas interajam por um longo período de tempo. Poder-se-á chegar a trabalhar uma gama ampla de disciplinas e temas do currículo. É, portanto, um trabalho que implica um forte compromisso das e entre as partes envolvidas.

[para cima]

Quem pode participar:

A Ação é dirigida a todas as escolas europeias de todos os ciclos e níveis de ensino, às quais é lançado o desafio de elaborar projectos que envolvam alunos e professores e também órgãos executivos/direções. A finalidade é promover a participação de um número e alargado e crescente de turmas em actividades conjuntas com outras escolas, privilegiando a dimensão multilingue e multicultural, no âmbito de todas as áreas curriculares.

[para cima]

O uso das TIC:

O projeto não deve estar centrado nos aspectos tecnológicos. O uso das TIC no contexto desta ação deve ser entendido como uma ferramenta facilitadora da comunicação e da construção de produtos. No entanto, o uso das TIC pode e deve dar o seu contributo para uma mudança na organização e nos métodos pedagógicos.

[para cima]

Quem Somos

O Serviço de Apoio Nacional (NSS) da ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas) da Direção-Geral da Educação.
José Vitor PedrosoJoão Carlos Sousa

Maria Teresa Godinho

Laura Filipe

Elsa Belo

João Marques

Lígia Azevedo

Vânia Ramos



[para cima]

O que fazemos?

O Serviço de Apoio Nacional (NSS) da ERTE é a primeira interface para a ação eTwinning em Portugal. Cada país participante criou uma estrutura de apoio que pode ser composta por pessoal do Ministério de Educação, pelo portal nacional, pelas Agências Nacionais responsáveis pelo programa comunitário Sócrates, ou por qualquer outra instituição relacionada com Educação.

Os membros dos NSS estão familiarizados com o contexto educativo dos seus países e, consequentemente, numa boa posição para apoiar e ajudar professores a desenvolverem Projectos eTwinning. Conjuntamente com o Serviço Central de Apoio (CSS), selecionam exemplos de boas práticas para serem apresentados no portal eTwinning e estabelecem critérios para os prémios eTwinning. Em cada país são ainda dinamizados seminários nacionais e regionais de divulgação do eTwinning e é feito o apoio direto aos professores e às escolas que desejam dinamizar projetos de geminação com escolas europeias.

Contacto:

Morada: Av. 24 de Julho, nº 140 – 5º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Tel.: (351) 21 393 6844
Fax: (351) 21 393 6869
e-mail:
etwinning@dge.mec.pt

[para cima]